
EVANGELHO NO LAR
ROTEIRO PARA O EVANGELHO NO LAR
Lembre-se que o Evangelho no Lar é um estudo das lições de Jesus. Não se deve transformar esta reunião em uma sessão espírita e nenhuma manifestação mediúnica deve ocorrer. Segue um exemplo que poderá sofrer adaptações para cada caso, se necessário.
1. Água Fluidificada:
Minutos antes do início da reunião, separar uma jarra ou copos com água.
2. Prece inicial:
Iniciar a reunião com uma prece simples e espontânea. Poderá ser um "Pai Nosso". A prece tem o objetivo de harmonizar o ambiente e fazer a ligação com os bons amigos espirituais.
3. Leitura do Evangelho:
Abrir o Evangelho ao acaso e ler a mensagem será interessante falar o no do capítulo bem como o nome do mesmo.
4. Leitura de um texto complementar doutrinário:
Fazer a leitura de um texto complementar doutrinário pertinente a um livro de Mensagens, em forma sequencial ou abrindo ao acaso.
5. Comentários sobre os textos lidos:
Fazer comentários breves sobre os textos lidos, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus, para a sua aplicação na vida diária.
Evitar comparações ou comentários que desmereçam pessoas ou religiões. No Evangelho busca-se a aquisição de valores maiores, tais como a benevolência e a caridade, a compreensãoe a humildade, não cabendo, dessa forma, qualquer conversação menos edificante nem críticas ou insinuações aos presentes.
6. Vibrações:
Vibrar é doar... e todos possuem algo de bom a oferecer em favor do próximo. Doar amor, paz, saúde e equilíbrio.
7. Prece de Encerramento:
Encerrar a reunião com uma prece simples e espontânea, proferida por um dos participantes, onde os sentimentos tenham mais valor que as palavras, agradecendo as bênçãos recebidas na reunião do Evangelho no Lar.
8. Distribuição da água fluidificada:
Distribuir a água à todos os presentes. Se sobrar, colocar no filtro ou em garrafas de água comum.
9. Após o término da reunião:
É importante que a paz seja conservada também após o término da reunião. A conversação no lar, após o Evangelho, deve ser edificante, iluminada pelo amor e pela prática da compreensão mútua, para que o objetivo da reunião seja alcançado.
EXEMPLOS DE VIBRAÇÃO
Vamos neste momento vibrar. E vibrar significa doar em oração.
Vamos libertando dos nossos corações, os sentimentos mais puros de saúde, paz, perdão, tranquilidade e harmonia.
Vamos vibrando pela paz Universal, pelo nosso planeta terra e em especial pelo Brasil. Vibramos pelos lares em geral, pelas famílias, pelas crianças, pelos amigos, vizinhos e aqueles parentes mais necessitados. Vibramos pela nossa família e vamos visualizando a Luz Divina entrando em nossa casa, e nos envolvendo em muita paz.
E agora, com a permissão de Jesus, vamos vibrando por nós mesmos, equilíbrio, saúde, força e coragem.
Encerrando, vamos deixando uma vibração de luz e fraternidade em aberto para que os nossos Benfeitores Espirituais, possam levá-la às pessoas ou locais que julgarem mais necessitados.
Nota: havendo necessidade ou caso de enfermidade, fazer vibrações específicas as
pessoas, pedindo a Jesus por elas, envolvendo-as em vibrações de saúde e sustentação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Livros recomendados para os textos evangélicos: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
LIVROS RECOMENDADOS PARA OS TEXTOS COMPLEMENTARES
01) Obras para adultos:
Caminho, Verdade e Viva Emmanuel Fonte Viva Emmanuel
Pão Nosso Emmanuel
Vinha de Luz Emmanuel
02) Obras para as crianças:
A Vida Fala Capítulo V, itens I, II, III Néio Lúcio Cartilha do Bem Meimei Pai Nosso Meimei
Coleção FONTE VIVA (Interpretação dos Textos Evangélicos) Ditada pelo Espírito: EMMANUEL Psicografada por: FRANCISCO CÂNDIDO XAVIE
QUANDO ORARDES
“E, quando estiverdes orando, perdoai.” Jesus (Marcos, 11:25).
A sincera atitude da alma na prece não obedece aos movimentos mecânicos vulgares. Nas operações da luta comum, a criatura atende, invariavelmente, aos automatismos da experiência material que se modifica de maneira imperceptível, nos círculos do tempo; todavia, quando se volta a alma aos santuários divinos do plano superior, através da oração, põe-se a consciência em contato com o sentido eterno e criador da vida infinita. Examine cada aprendiz as sensações que experimenta em se colocando na posição de rogativa ao Alto, compreendendo que se lhe faz indispensável a manutenção da paz interna perante as criaturas e quadros circunstanciais do caminho. A mente que ora permanece em movimentação na esfera invisível. As inteligências encarnadas, ainda mesmo quando se não conheçam entre si, na pauta das convenções materiais, comunicam-se através dos tênues fios do desejo manifestado na oração. Em tais instantes, que devemos consagrar exclusivamente à zona mais alta de nossa individualidade, expedimos mensagens, apelos, intenções, projetos e ansiedades que procuram objetivo adequado. É digno de lástima todo aquele que se utiliza da oportunidade para dilatar a corrente do mal, consciente ou inconscientemente. É por este motivo que Jesus, compreendendo a carência de homens e mulheres isentos de culpa, lançou este expressivo programa de amor, a benefício de cada discípulo do Evangelho: – “E, quando estiverdes orando, perdoai.”
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome! Venha a nós o vosso Reino!
Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no céu!
O pão nosso, de cada dia, dai-nos hoje!
Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal
Assim seja!
Graças a Deus e Graças a Jesus!
Ave Maria cheia de Graças
O senhor é contigo
Bendita sois vós entre as mulheres Bendito é o fruto
Do vosso ventre jesus
Santa Maria mãe de Jesus
Rogai por nós pecadores
Agora e na hora de nossa passagem Assim seja!
Graças a Deus e Graças a Jesus!
HORÁRIOS
Firme sempre um horário para realizar o Evangelho no lar.
